quinta-feira, 21 de julho de 2011

Comentários sobre artigo no G1 em 20jul2011

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/07/veja-10-erros-cientificos-comuns-cometidos-pelo-cinema.html

Naves espaciais com asas
Não necessariamente seja um erro. O fato de não ser necessário o uso de asas no espaço não impede da astronave ser projetada com as asas para serem usadas quando for preciso (pouso num planeta com atmosfera, por exemplo). Eu comparo iso à maioria das aeronaves que possuem trem de pouso se ao voar elas não precisam de rodas... Não se trata de um erro, mas sim de um acessório indispensável para algumas situações.

Confusão de unidades
O fato de Han Solo ser um piloto de astronave não significa necessariamente dizer que ele deve ser cientificamente correto em todas as suas falas. Dependendo do contexto, dizer que determinado destino está a tantos quilômetros de distância pode ser compreendido pelo ouvinte de que leverá muito tempo para chegar, dependendo dos recursos disponíveis.
Além disso, o texto sugere que Han Solo usou uma vez o parsec como unidade de tempo, levando em conta todas as suas falas em 3 episódios de Star Wars.

Estrelas que brilham
As estrelas podem até serem difíceis de serem observadas proximas ao bordo do planeta iluminado, mas não impossível. É similar ao tentar ver estrelas próximas da borda de uma Lua Cheia, porém há estrelas mais brilhantes que são visíveis. E dependendo da fração iluminada do planeta, sim, estrelas são visíveis nas proximidades dos bordos.


Som no espaço e Cinturões de asteroides apertados
Esses erros são até comuns nos documentários científicos onde, em tese, deveriam ser fiéis ao conhecimento astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário